Projeto folclore




“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” Nelson Mandela

A cultura de cada povo, de cada raça, de cada região brasileira é muito rica em significados que nos traduzem a essência do povo brasileiro. Neste contexto, é fundamental na escola resgatar essa cultura expressa nas festas tradicionais como folclore popular. Com o objetivo de resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira e conhecer  a importância do folclore para as crianças e comunidade o Programa Mais Educação do Colégio Municipal Professora Josefina Teixeira de Azevedo desenvolveu este projeto com o intuito de envolver a família e as pessoas mais antigas do lugar nas manifestações folclóricas da escola.

  
OFICINAS
Letramento

Exposição do tema folclore para a turma, salientando a importância e sua riqueza na identidade de cada comunidade;
Pesquisa sobre apelidos, trava-línguas, parlendas, adivinhações folclóricas, brinquedos e brincadeiras, canções de ninar, lendas, provérbios, crendices, mitos, superstições, assombrações etc., fantoche de dedos etc.
Confecção de cartazes, painéis das regiões brasileiras com trajes típicos, com instrumentos e danças, culinária características, cultos dominantes de origem folclórica, lendas e mitos principais, brincadeiras e jogos, musicas folclóricas;
Confecção de brinquedos folclóricos (cavalo de pau, peteca, boneca de pano, papagaio, bola de meia, marionetes, perna de pau, pés de lata, fantoche de dedos etc.).
Pesquisa sobre frases em para-choques de caminhões.
Confecção de murais para exposição dos trabalhos desenvolvidos;
Leitura de contos, lendas e fabulas;
Varal folclórico ilustrado pelos alunos;
Produção das historias lidas ou ouvidas, oralmente ou por escrito;
Realização de concurso de trovas;
Criação de trava-línguas;
Criação de problemas envolvendo brincadeira, que exijam bom raciocínio.
Gráficos;
Seleção e levantamento do material folclórico brasileiro de origens indígenas;
Identificar as características e os costumes de algumas regiões e lugares do Brasil (comidas típicas, lendas regionais, trajes, etc.).
Concursos de trovas;

Promoção e Prevenção à Saúde

Pesquisas sobre receitas medicinais e comidas típicas;
Levantamento dos nomes de chás, pomadas, simpatias e outros remédios de fabricação caseira e a maneira de prepará-los;
Discussão sobre medicina popular, listagem dos nomes de ervas naturais e possíveis efeitos sobre as enfermidades.
Preparar as comidas típicas para serem distribuídas na culminância do projeto.

Teatro

Lendas e causos;
Produção e declamação de poesias e trovas;
Desafio (diálogo popular cantado) e repentes (texto de improviso);
Releitura e criação de cenas do folclore brasileiro, utilizando recursos não verbais: pintura, colagem... Individual ou em grupos.
Dramatização com temas folclóricos.
Coreografia de musicas e danças folclóricas das diversas regiões brasileiras.
Confecção de brinquedos folclóricos (cavalo de pau, peteca, boneca de pano, papagaio, bola de meia, marionetes, perna de pau, pés de lata, fantoche de dedos etc.)

.Atletismo

Reviver as brincadeiras à moda antiga: queimada, pular elástico, pega-pega.
Jogos motores;

Informática:

Vídeo do Sítio do Pica-pau Amarelo.
Ajudar nas pesquisas dos alunos      
Produção de filmes e slides sobre o folclore
Fazer a digitação de todo material produzido em sala (Publisher)
Jogos matemáticos;













0 comentários:

Postar um comentário

E ai o que você achou? Conta aí!