PROJETO HIGIENE

PROJETO HIGIENE

Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

O Projeto “Cuidando da saúde de forma inteligente”, é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.

É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

O objetivo principal do Projeto “Cuidando da saúde de forma inteligente” é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

OFICINA PARA SEREM TRABALHADOS DO SEGUNDO AO QUINTO ANO

Período: 13/10 à 17/10/2014

Tempo estimado: 02 aulas (50 minutos cada)

1º momento: Exibição do  Vídeo: UP – Altas Aventuras

2º momento: explorando o filme

Depois de concluída a exibição do filme, o papel do/a professor/a nesse momento é enfatizar a questão das relações humanas tal como apresentadas no decorrer da história, privilegiando mais especificamente:
- Os vínculos afetivos;
- O aprendizado através da perda;
- A valorização dos sonhos e
- A postura individual diante das adversidades.
Nesse momento cabe ao professor  estimular a comunicação oral de cada um dos  alunos, para assim conseguir perceber de que forma cada um vivenciou a história retratada no filme. Por meio dessa atividade, o professor  poderá  entender o contexto social e familiar em que vivem,  tornando, possível, assim uma maior aproximação professor-aluno.   

3º momento: registrando no caderno
  1. Apresentar no quadro as questões abaixo para que os/as alunos/as respondam individualmente por escrito no caderno e posteriormente façam uma discussão coletiva.  
  2. Como teve início a amizade entre o senhor Carl Fredricksen e o escoteiro Russel?
  3. O que levou o senhor Carl Fredricksen a, no início do filme, transformar sua casa em um grande dirigível?
  4. Até que ponto a ganância de Charles Muntz, o explorador do Paraíso das Cachoeiras na América do Sul, foi prejudicial e ele mesmo?
  5. Carl, Russell e Dug se tornaram grandes companheiros. Em que momento do filme essa amizade ficou mais marcante para você?
  6. O que você achou do vínculo afetivo entre o senhor Carl Fredricksen e o escoteiro Russel? 

4º momento: trabalhando o coletivo 

Construção de um texto coletivo sobre o filme para os alunos alfabetizados.
Alunos não alfabetizados  solicitar desenhos individuais sobre o filme, os quais serão expostos em mural para socialização ou o professor construir o texto com o aluno no quadro.   


OFICINA PARA SEREM TRABALHADOS DO SEXTO AO OITAVO ANO

Período: 13/10 à 17/10/2014

OBJETIVOS:
1) Identificar as diferentes fases de vida e caracterizá-las
2) Destacar e discutir a importância de cada uma no desenvolvimento humano
3) Refletir sobre a importância do respeito e integração social entre os representantes
4) Resgatar a importância do convívio social para o bem estar das pessoas

Tempo estimado: 03 aulas (50 minutos cada)

1º momento: Exibição do FilmeFases da vida

Trabalhando com o filme. (Oralmente)
1) Quais são as fases do desenvolvimento humano que aparecem no filme?
2) Quais são as características de cada uma delas?
3) Na sua opinião, como são as relações entre as diferentes faixas etárias?

2º momento: Apresentação de slides e comentários sobre as  fases da vida.

3º momento:

Construção de cartazes sobre as diferentes etapas da vida.
Confecção de cartazes sobre as mudanças do corpo masculino e feminino;
Apresentação de perguntas para debates em pequenos grupos; trabalho sobre perguntas feitas pelos jovens.
4º momento: construção de textos sobre o tema

OFICINA PARA SEREM TRABALHADOS DO SEGUNDO AO QUINTO ANO

Período: 20/10 à 24/10/2014

1º momento: explorando os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos hábitos de higiene.

O que as crianças entendem por higiene pessoal?
Por que é necessário ter hábitos de higiene?
Como são os hábitos de higiene em suas casas?
E na escola, qual a importância de mantermos nossa higiene pessoal?
O que podemos fazer para termos um corpo bem cuidado?
Em seguida deverá chamar a atenção dos alunos para os tipos de hábitos de higiene (corporal e ambiental).

Logo após esse momento, deverá convidar os alunos a confeccionar um mural retratando hábitos de higiene corporal. É necessário que o professor auxilie os alunos, orientando-os a respeito das figuras que devem ser utilizadas, enfim, sobre toda a organização do mural. Antes de iniciar a confecção do mural, o professor poderá pesquisar juntamente com os alunos algumas figuras na Internet e, em seguida, imprimir, caso não consiga localizá-las em outro espaço. Após a conclusão, o mural deverá ficar exposto na sala de aula.

2º momento: Exibição do Filme: A turma da Clarinha em hábitos de higiene e saúde

1. Fazer um debate com os alunos sobre alguns fatores que contribuem para o bem-estar físico e social:

Você bebe água filtrada?
Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições?
Toma banho diariamente?
Lava as mãos antes e depois das refeições?
Mantém um bom relacionamento com as pessoas com as quais convive?

2. Fazer a leitura do texto Higiene Pessoal.

3. Socializar o entendimento do texto fazendo uma reflexão respondendo às seguintes questões:

a. Quais hábitos de higiene você possui? O que precisa melhorar?
b. Qual a função do banho?
c. O que deve ser feito para evitar cheiro desagradável nas axilas?
d. Relate a importância da higiene pessoal na puberdade.
e. Comente: A falta de higiene pode atrapalhar o relacionamento social.

4. Dividir a classe em duplas. Solicitar que cada dupla sorteie um tema para que seja feita a pesquisa e posteriormente seja postado um comentário no blog do mais educação.

1. Cuidados com a higiene - Roupa
2. Cuidados com a higiene – Alimentos
3. Cuidados com a higiene - Cabelos
4. Cuidados com a higiene – Mãos / unhas
5. Cuidados com a higiene – Nariz / ouvido / olho
6. Cuidados com a higiene – Pele / Axilas
8. Cuidados com a higiene – Pés / mãos




0 comentários:

Postar um comentário

E ai o que você achou? Conta aí!