PROJETO HIGIENE
Em
se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa
de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do
próprio corpo. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que
o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz
benefícios.
O
Projeto “Cuidando da saúde de forma inteligente”, é uma proposta que
possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e
hábitos de vida.
Tratar
de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à
possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes
e hábitos. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento
do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de
hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de
vida saudável.
É
preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na
formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.
O
objetivo principal do Projeto “Cuidando da saúde de forma inteligente” é
conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca
permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização
de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.
OFICINA PARA SEREM TRABALHADOS DO SEGUNDO AO QUINTO ANO
Período: 13/10 à
17/10/2014
Tempo estimado: 02
aulas (50 minutos cada)
1º momento: Exibição
do Vídeo: UP – Altas Aventuras
2º momento: explorando o filme
Depois
de concluída a exibição do filme, o papel do/a professor/a nesse momento é
enfatizar a questão das relações humanas tal como apresentadas no decorrer da
história, privilegiando mais especificamente:
- Os
vínculos afetivos;
- O
aprendizado através da perda;
- A
valorização dos sonhos e
- A
postura individual diante das adversidades.
Nesse
momento cabe ao professor estimular a
comunicação oral de cada um dos alunos, para
assim conseguir perceber de que forma cada um vivenciou a história retratada no
filme. Por meio dessa atividade, o professor poderá entender
o contexto social e familiar em que vivem, tornando, possível, assim uma maior
aproximação professor-aluno.
3º momento: registrando no caderno
- Apresentar no quadro as questões abaixo para que os/as alunos/as respondam individualmente por escrito no caderno e posteriormente façam uma discussão coletiva.
- Como teve início a amizade entre o senhor Carl Fredricksen e o escoteiro Russel?
- O que levou o senhor Carl Fredricksen a, no início do filme, transformar sua casa em um grande dirigível?
- Até que ponto a ganância de Charles Muntz, o explorador do Paraíso das Cachoeiras na América do Sul, foi prejudicial e ele mesmo?
- Carl, Russell e Dug se tornaram grandes companheiros. Em que momento do filme essa amizade ficou mais marcante para você?
- O que você achou do vínculo afetivo entre o senhor Carl Fredricksen e o escoteiro Russel?
4º momento: trabalhando o coletivo
Construção
de um texto coletivo sobre o filme para os alunos alfabetizados.
Alunos
não alfabetizados solicitar desenhos
individuais sobre o filme, os quais serão expostos em mural para socialização
ou o professor construir o texto com o aluno no quadro.
OFICINA PARA SEREM TRABALHADOS DO SEXTO AO OITAVO ANO
Período: 13/10 à
17/10/2014
OBJETIVOS:
1) Identificar as
diferentes fases de vida e caracterizá-las
2) Destacar e discutir a importância de cada uma no desenvolvimento humano
3) Refletir sobre a importância do respeito e integração social entre os representantes
4) Resgatar a importância do convívio social para o bem estar das pessoas
Tempo estimado: 03 aulas (50 minutos cada)
1º momento: Exibição do Filme: Fases da vida
Trabalhando com o filme. (Oralmente)
1) Quais são as fases do desenvolvimento humano que aparecem no filme?
2) Quais são as características de cada uma delas?
3) Na sua opinião, como são as relações entre as diferentes faixas etárias?
2º momento: Apresentação de slides e comentários sobre as fases da vida.
3º momento:
Construção de cartazes sobre as diferentes etapas da vida.
Confecção de cartazes sobre as mudanças do corpo masculino e feminino;
Apresentação de perguntas para debates em pequenos grupos; trabalho sobre perguntas feitas pelos jovens.
Apresentação de perguntas para debates em pequenos grupos; trabalho sobre perguntas feitas pelos jovens.
4º momento: construção de textos sobre o tema
OFICINA PARA SEREM TRABALHADOS DO SEGUNDO AO QUINTO ANO
Período: 20/10 à 24/10/2014
1º momento: explorando os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos hábitos de higiene.
O que as crianças entendem por higiene pessoal?
Por que é necessário ter hábitos de higiene?
Como são os hábitos de higiene em suas casas?
E na escola, qual a importância de mantermos nossa higiene pessoal?
O que podemos fazer para termos um corpo bem cuidado?
Em seguida deverá chamar a atenção dos alunos para os tipos de hábitos de higiene (corporal e ambiental).
Logo após esse momento, deverá convidar os alunos a confeccionar um mural retratando hábitos de higiene corporal. É necessário que o professor auxilie os alunos, orientando-os a respeito das figuras que devem ser utilizadas, enfim, sobre toda a organização do mural. Antes de iniciar a confecção do mural, o professor poderá pesquisar juntamente com os alunos algumas figuras na Internet e, em seguida, imprimir, caso não consiga localizá-las em outro espaço. Após a conclusão, o mural deverá ficar exposto na sala de aula.
2º momento: Exibição do Filme: A turma da Clarinha em hábitos de higiene e saúde
1. Fazer um debate com os alunos sobre alguns fatores que contribuem para o bem-estar físico e social:
Você bebe água filtrada?
Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições?
Toma banho diariamente?
Lava as mãos antes e depois das refeições?
Mantém um bom relacionamento com as pessoas com as quais convive?
2. Fazer a leitura do texto Higiene Pessoal.
3. Socializar o entendimento do texto fazendo uma reflexão respondendo às seguintes questões:
a. Quais hábitos de higiene você possui? O que precisa melhorar?
b. Qual a função do banho?
c. O que deve ser feito para evitar cheiro desagradável nas axilas?
d. Relate a importância da higiene pessoal na puberdade.
e. Comente: A falta de higiene pode atrapalhar o relacionamento social.
Você bebe água filtrada?
Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições?
Toma banho diariamente?
Lava as mãos antes e depois das refeições?
Mantém um bom relacionamento com as pessoas com as quais convive?
2. Fazer a leitura do texto Higiene Pessoal.
3. Socializar o entendimento do texto fazendo uma reflexão respondendo às seguintes questões:
a. Quais hábitos de higiene você possui? O que precisa melhorar?
b. Qual a função do banho?
c. O que deve ser feito para evitar cheiro desagradável nas axilas?
d. Relate a importância da higiene pessoal na puberdade.
e. Comente: A falta de higiene pode atrapalhar o relacionamento social.
4. Dividir a classe em duplas. Solicitar que cada dupla sorteie um tema para que seja feita a pesquisa e posteriormente seja postado um comentário no blog do mais educação.
1. Cuidados com a higiene - Roupa
2. Cuidados com a higiene – Alimentos
3. Cuidados com a higiene - Cabelos
4. Cuidados com a higiene – Mãos / unhas
5. Cuidados com a higiene – Nariz / ouvido / olho
6. Cuidados com a higiene – Pele / Axilas
8. Cuidados com a higiene – Pés / mãos
1. Cuidados com a higiene - Roupa
2. Cuidados com a higiene – Alimentos
3. Cuidados com a higiene - Cabelos
4. Cuidados com a higiene – Mãos / unhas
5. Cuidados com a higiene – Nariz / ouvido / olho
6. Cuidados com a higiene – Pele / Axilas
8. Cuidados com a higiene – Pés / mãos
0 comentários:
Postar um comentário
E ai o que você achou? Conta aí!