Aula de Informática


Na aula de informática, os alunos do Mais Educação aprendem conceitos básicos de computação. O papel do aluno é utilizar o computador como uma ferramenta que contribui para o seu desenvolvimento no momento atual e no futuro. Ele passa a desenvolver competências e habilidades, como ter autonomia, pensar, criar, aprender e pesquisar.

O computador é um recurso que as crianças gostam, entretanto, é necessário acompanhar o seu uso criticamente, para que se evitem os exageros e prejuízos à sua formação. O computador não pode substituir as brincadeiras como: a boneca, o carrinho, o futebol, o esconde-esconde, o faz de conta, e outras brincadeiras essenciais para uma vida saudável. 


O conhecimento da informática é de extrema importância para qualquer cidadão, já que hoje dependemos muito das funções que ela proporciona. Seja em qualquer área de trabalho ou até mesmo para lazer a informática está presente no nosso cotidiano.” 






PROJETO HIGIENE

PROJETO HIGIENE

Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

O Projeto “Cuidando da saúde de forma inteligente”, é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.

É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola.

O objetivo principal do Projeto “Cuidando da saúde de forma inteligente” é conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizá-los para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas prática de promoção, proteção e recuperação da saúde.

OFICINA PARA SEREM TRABALHADOS DO SEGUNDO AO QUINTO ANO

Período: 13/10 à 17/10/2014

Tempo estimado: 02 aulas (50 minutos cada)

1º momento: Exibição do  Vídeo: UP – Altas Aventuras

2º momento: explorando o filme

Depois de concluída a exibição do filme, o papel do/a professor/a nesse momento é enfatizar a questão das relações humanas tal como apresentadas no decorrer da história, privilegiando mais especificamente:
- Os vínculos afetivos;
- O aprendizado através da perda;
- A valorização dos sonhos e
- A postura individual diante das adversidades.
Nesse momento cabe ao professor  estimular a comunicação oral de cada um dos  alunos, para assim conseguir perceber de que forma cada um vivenciou a história retratada no filme. Por meio dessa atividade, o professor  poderá  entender o contexto social e familiar em que vivem,  tornando, possível, assim uma maior aproximação professor-aluno.   

3º momento: registrando no caderno
  1. Apresentar no quadro as questões abaixo para que os/as alunos/as respondam individualmente por escrito no caderno e posteriormente façam uma discussão coletiva.  
  2. Como teve início a amizade entre o senhor Carl Fredricksen e o escoteiro Russel?
  3. O que levou o senhor Carl Fredricksen a, no início do filme, transformar sua casa em um grande dirigível?
  4. Até que ponto a ganância de Charles Muntz, o explorador do Paraíso das Cachoeiras na América do Sul, foi prejudicial e ele mesmo?
  5. Carl, Russell e Dug se tornaram grandes companheiros. Em que momento do filme essa amizade ficou mais marcante para você?
  6. O que você achou do vínculo afetivo entre o senhor Carl Fredricksen e o escoteiro Russel? 

4º momento: trabalhando o coletivo 

Construção de um texto coletivo sobre o filme para os alunos alfabetizados.
Alunos não alfabetizados  solicitar desenhos individuais sobre o filme, os quais serão expostos em mural para socialização ou o professor construir o texto com o aluno no quadro.   


OFICINA PARA SEREM TRABALHADOS DO SEXTO AO OITAVO ANO

Período: 13/10 à 17/10/2014

OBJETIVOS:
1) Identificar as diferentes fases de vida e caracterizá-las
2) Destacar e discutir a importância de cada uma no desenvolvimento humano
3) Refletir sobre a importância do respeito e integração social entre os representantes
4) Resgatar a importância do convívio social para o bem estar das pessoas

Tempo estimado: 03 aulas (50 minutos cada)

1º momento: Exibição do FilmeFases da vida

Trabalhando com o filme. (Oralmente)
1) Quais são as fases do desenvolvimento humano que aparecem no filme?
2) Quais são as características de cada uma delas?
3) Na sua opinião, como são as relações entre as diferentes faixas etárias?

2º momento: Apresentação de slides e comentários sobre as  fases da vida.

3º momento:

Construção de cartazes sobre as diferentes etapas da vida.
Confecção de cartazes sobre as mudanças do corpo masculino e feminino;
Apresentação de perguntas para debates em pequenos grupos; trabalho sobre perguntas feitas pelos jovens.
4º momento: construção de textos sobre o tema

OFICINA PARA SEREM TRABALHADOS DO SEGUNDO AO QUINTO ANO

Período: 20/10 à 24/10/2014

1º momento: explorando os conhecimentos prévios dos alunos acerca dos hábitos de higiene.

O que as crianças entendem por higiene pessoal?
Por que é necessário ter hábitos de higiene?
Como são os hábitos de higiene em suas casas?
E na escola, qual a importância de mantermos nossa higiene pessoal?
O que podemos fazer para termos um corpo bem cuidado?
Em seguida deverá chamar a atenção dos alunos para os tipos de hábitos de higiene (corporal e ambiental).

Logo após esse momento, deverá convidar os alunos a confeccionar um mural retratando hábitos de higiene corporal. É necessário que o professor auxilie os alunos, orientando-os a respeito das figuras que devem ser utilizadas, enfim, sobre toda a organização do mural. Antes de iniciar a confecção do mural, o professor poderá pesquisar juntamente com os alunos algumas figuras na Internet e, em seguida, imprimir, caso não consiga localizá-las em outro espaço. Após a conclusão, o mural deverá ficar exposto na sala de aula.

2º momento: Exibição do Filme: A turma da Clarinha em hábitos de higiene e saúde

1. Fazer um debate com os alunos sobre alguns fatores que contribuem para o bem-estar físico e social:

Você bebe água filtrada?
Escova os dentes ao levantar-se, antes de deitar-se e também após as refeições?
Toma banho diariamente?
Lava as mãos antes e depois das refeições?
Mantém um bom relacionamento com as pessoas com as quais convive?

2. Fazer a leitura do texto Higiene Pessoal.

3. Socializar o entendimento do texto fazendo uma reflexão respondendo às seguintes questões:

a. Quais hábitos de higiene você possui? O que precisa melhorar?
b. Qual a função do banho?
c. O que deve ser feito para evitar cheiro desagradável nas axilas?
d. Relate a importância da higiene pessoal na puberdade.
e. Comente: A falta de higiene pode atrapalhar o relacionamento social.

4. Dividir a classe em duplas. Solicitar que cada dupla sorteie um tema para que seja feita a pesquisa e posteriormente seja postado um comentário no blog do mais educação.

1. Cuidados com a higiene - Roupa
2. Cuidados com a higiene – Alimentos
3. Cuidados com a higiene - Cabelos
4. Cuidados com a higiene – Mãos / unhas
5. Cuidados com a higiene – Nariz / ouvido / olho
6. Cuidados com a higiene – Pele / Axilas
8. Cuidados com a higiene – Pés / mãos




PROJETO PRIMAVERA


A primavera é a estação das flores, e por isso mesmo a mais encantadora das estações. Quem não fica encantado com o desabrochar de uma bela rosa, com o trinado dos pássaros e com o pousar das abelhas tirando o néctar das flores? Isso tudo é tão corriqueiro que mal nos damos conta da importância da estação chamada estação das flores. 

Pensando em tornar o educando consciente da importância vital da primavera em nossas vidas visando a aquisição de conhecimento de mundo e promovendo a interação aluno e meio ambiente, afim de adquirir valores que farão diferença em seu futuro desenvolvemos este projeto.











 



DIA DAS CRIANÇAS
O Mais Educação promoveu uma tarde de descontração no colégio com o objetivo de estimular a capacidade de brincar e imaginar possibilitando a criança desenvolver–se imaginando, fantasiando construídas regras e resolvendo conflitos. A brincadeira é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico afetivo intelectual e social, pois através das brincadeiras a criança desenvolve a expressão oral e corporal reforça habilidades sociais, reduz a agressividade integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento universal e, desenvolve seu potencial criativo e critico. 





















Semana da Pátria

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA 



É preciso trabalhar a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.


O Programa Mais Educação desenvolveu oficinas temáticas durante a programação da Semana da Pátria com o objetivo despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários.

OFICINAS
2º AO 9º ANO

PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE
Confecção de murais; a escola será ornamentada com trabalhos dos alunos
Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
Montagem de dramatização a partir de uma música, retratando o Brasil que temos e o Brasil que queremos.

INFORMATICA

Vídeos
Trabalhar os símbolos da pátria - pesquisa, desenho, produção de texto, acróstico, poesia.
Historinha em quadrinho

LETRAMENTO

Paródias - Pátria;
Trabalhar o Hino Nacional - Ilustração e significado das palavras desconhecidas
Hino Nacional - Paródia;
Coro falado;
Slogan;
Poesias;
Interpretação de textos;
Confecção de faixas;
Palavras cruzadas;
Caça-palavras;
Charge;
Seminário;
Debates.
Confecção de faixas;

ATLETISMO

Jogos
Cidadania - a importância de votar
Palavras cruzadas;
Caça-palavras;
Charge;

TEATRO

Danças e coreografias;
Interpretação e apresentação de músicas sobre o Brasil;
RAIZ QUE FALA DESTA TERRA PRODUTIVA (Brasil)
MEU PAÍS de Zezé de Camargo e Luciano,
AQUARELA DO BRASIL  de Ari Barroso
PAIS TROPICAL Ivete Sangalo    
BRASIL MOSTRA TUA CARA – GAL COSTA
PLANETA AZUL - Chitãozinho & Xororó 


Projeto folclore




“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” Nelson Mandela

A cultura de cada povo, de cada raça, de cada região brasileira é muito rica em significados que nos traduzem a essência do povo brasileiro. Neste contexto, é fundamental na escola resgatar essa cultura expressa nas festas tradicionais como folclore popular. Com o objetivo de resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira e conhecer  a importância do folclore para as crianças e comunidade o Programa Mais Educação do Colégio Municipal Professora Josefina Teixeira de Azevedo desenvolveu este projeto com o intuito de envolver a família e as pessoas mais antigas do lugar nas manifestações folclóricas da escola.

  
OFICINAS
Letramento

Exposição do tema folclore para a turma, salientando a importância e sua riqueza na identidade de cada comunidade;
Pesquisa sobre apelidos, trava-línguas, parlendas, adivinhações folclóricas, brinquedos e brincadeiras, canções de ninar, lendas, provérbios, crendices, mitos, superstições, assombrações etc., fantoche de dedos etc.
Confecção de cartazes, painéis das regiões brasileiras com trajes típicos, com instrumentos e danças, culinária características, cultos dominantes de origem folclórica, lendas e mitos principais, brincadeiras e jogos, musicas folclóricas;
Confecção de brinquedos folclóricos (cavalo de pau, peteca, boneca de pano, papagaio, bola de meia, marionetes, perna de pau, pés de lata, fantoche de dedos etc.).
Pesquisa sobre frases em para-choques de caminhões.
Confecção de murais para exposição dos trabalhos desenvolvidos;
Leitura de contos, lendas e fabulas;
Varal folclórico ilustrado pelos alunos;
Produção das historias lidas ou ouvidas, oralmente ou por escrito;
Realização de concurso de trovas;
Criação de trava-línguas;
Criação de problemas envolvendo brincadeira, que exijam bom raciocínio.
Gráficos;
Seleção e levantamento do material folclórico brasileiro de origens indígenas;
Identificar as características e os costumes de algumas regiões e lugares do Brasil (comidas típicas, lendas regionais, trajes, etc.).
Concursos de trovas;

Promoção e Prevenção à Saúde

Pesquisas sobre receitas medicinais e comidas típicas;
Levantamento dos nomes de chás, pomadas, simpatias e outros remédios de fabricação caseira e a maneira de prepará-los;
Discussão sobre medicina popular, listagem dos nomes de ervas naturais e possíveis efeitos sobre as enfermidades.
Preparar as comidas típicas para serem distribuídas na culminância do projeto.

Teatro

Lendas e causos;
Produção e declamação de poesias e trovas;
Desafio (diálogo popular cantado) e repentes (texto de improviso);
Releitura e criação de cenas do folclore brasileiro, utilizando recursos não verbais: pintura, colagem... Individual ou em grupos.
Dramatização com temas folclóricos.
Coreografia de musicas e danças folclóricas das diversas regiões brasileiras.
Confecção de brinquedos folclóricos (cavalo de pau, peteca, boneca de pano, papagaio, bola de meia, marionetes, perna de pau, pés de lata, fantoche de dedos etc.)

.Atletismo

Reviver as brincadeiras à moda antiga: queimada, pular elástico, pega-pega.
Jogos motores;

Informática:

Vídeo do Sítio do Pica-pau Amarelo.
Ajudar nas pesquisas dos alunos      
Produção de filmes e slides sobre o folclore
Fazer a digitação de todo material produzido em sala (Publisher)
Jogos matemáticos;













Visualizem nossa pagina no Facebook


https://www.facebook.com/groups/574072262641310/